quarta-feira, 9 de março de 2011

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: PIAGET x VYGOSTKY


A comparação entre as Teorias de Aprendizagem de Piaget e Vygostky se dá da seguinte forma:
1.   Com relação ao papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento.
Piaget acredita que só passaria a haver desenvolvimento humano quando houvesse maturidade biológica no ser. Segundo os fatores internos prepondera sobre os fatores externos. Vygostky postulou que o desenvolvimento humano depende do ambiente social onde o ser convive. Se o ambiente onde o ser convive variar, seu desenvolvimento também variará
2.   Quanto ao papel da aprendizagem e desenvolvimento Piaget postula que a mesma se subordina ao desenvolvimento, isto é, a aprendizagem é função do desenvolvimento. Quanto mais desenvolvido, mais o homem aprende.
Vygostky diz que aprendizagem e desenvolvimento se influenciam reciprocamente. Há um ciclo estreito entre esses dois fatores.

3.  Relação entre linguagem e pensamento.
 Segundo Piaget o pensamento aparece antes da linguagem. A linguagem seria somente uma das expressão do pensamento. O pensamento não depende da linguagem. “A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem”. Para Vygostky a linguagem e pensamento são interdependentes. Aparecem juntos se complementando.

4.   O papel da linguagem no desenvolvimento.
Para Piaget a linguagem depende do desenvolvimento mental. A linguagem ocorre com o desenvolvimento do pensamento cognitivo, isto é, com o desenvolvimento dos processos mentais.
Vygostky postula que como a linguagem e o pensamento aparecem juntos, a linguagem ajuda a desenvolver os processos mentais. Ocasionando pensamentos mais desenvolvidos. A linguagem desenvolve os processos mentais.

Abaixo tabela comparativa entre teoria de Piaget e Vygostky:

                          TEORIAS DA APRENDIZAGEM
                             QUADRO COMPARATIVO                                                       

1. Papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento
2. Papel da aprendizagem
3. Relação entre linguagem e pensamento
4. Papel da linguagem no desenvolvimento 
                                            

                Piaget
                       Vygostky
1
O desenvolvimento do ser humano depende de sua maturação biológica.
O desenvolvimento do ser humano depende do ambiente social em que vive.
2
A aprendizagem subordina-se ao desenvovimento.
Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam reciprocamente.
3
O pensamento aparece antes da linguagem. Para Piaget os processos mentais vem em primeiro lugar, desenvolvendo assim, a linguagem.
O pensamento e a linguagem são processos interdependentes. Um depende do outro e se interagem.
4
A linguagem só ocorre depois que a criança alcançou um determinado nível de habilidades mentais, isto é, a evolução do pensamento ocasiona a linguagem.
A linguagem modifica as funções mentais superiores da criança: ela dá forma definida ao pensamento.
E veja outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário