segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

UM EXEMPLO DE "MESMICE"





Há alguns anos atrás, um determinado conhecido de aproximadamente 26 anos se aproximou de mim e disse:
_ Lazaro, o que faço para voltar a estudar? Preciso arranjar um serviço melhor, mas não  tenho nem o 1º grau completo –( hoje chama-se Ensino Fundamental).
Disse para ele:_ As coisas hoje estão facilitadas. Você poderá fazer SUPLETIVO  OU O CES (CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS).
_Legal! _Disse ele, mas ficou na mesma.
Aos 34 anos ele voltou a falar comigo novamente:
_É, eu preciso estudar, terminar meus estudos; as coisas estão cada vez mais difíceis para quem não tem instrução!
Tornei a dizer a passar para ele as mesmas informações.
Outro dia, aos 42 anos ele tornou a comentar comigo:
_Lazaro, preciso estudar; conhece alguma escola?
_ Pois volte- Disse-lhe  eu.
_Mas tenho vergonha de estudar no meio de crianças! Disse  ele
Disse para ele:
_ Conhece o EJA? Os alunos que frequentam esse  curso têm de 15 anos para cima. Há alunos de 25, 30, 45, 56 anos. Há uma senhora de 82 anos estudando!...
Aí ele falou:
_Para quê uma senhora de 82 anos estudando? Eu, hein!
_Talvez porque o desejo dela sempre tenha sido esse, mas teve que criar os filhos, depois ajudar a criar os netos e até bisnetos...E agora ela viu a sua oportunidade surgir. Acho que era o sonho da vida dela: aprender a ler, escrever, aprender coisas novas...Agora o sonho dela está acontecendo!
Aí ele ficou calado,  quieto e na MESMA. Continua vivendo a “MESMICE” : reclama da mulher, do trabalho, do governo, do salário que está baixo, mas não faz nada para mudar a situação.
Há um ditado simples que diz: “MUDE E O MUNDO MUDARÁ!”.

Obs.: A “MESMICE” está acabando com a vida de muita gente.

Autor: Profº Lazaro Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário