terça-feira, 1 de maio de 2012

MONOGRAFIA/TCC DA PÓS-GRADUAÇÃO



                      FGF - POSEAD               
                        
                          FACULDADE GRANDE FORTALEZA – POSEAD
                      CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA                                         
                                        DE ENSINO DA MATEMÁTICA


         Alguns fatores que dificultam a aprendizagem na Educação Básica:
       O desinteresse dos alunos pelo ensino formal e sua correlação com as
     mudanças na família e sociedade brasileira e o comportamento docente.


                                                            Por
                                     Lazaro Florentino Moreira dos Santos


                                                 RIO DE JANEIRO - RJ
                                                             2012
                     LAZARO FLORENTINO MOREIRA DOS SANTOS



     Alguns fatores que dificultam a aprendizagem na Educação Básica:
   O desinteresse dos alunos pelo ensino formal e sua correlação com as
  mudanças na família e sociedade brasileira e o comportamento docente.

                                                 Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
                                                 á  Faculdade Grande Fortaleza – Posead  como
                                                 exigência  parcial  à  obtenção  do  título  de
                                                 Especialista em Metodologia de Ensino da             
                                                 Matemática
                                                 Orientadora: Professora Eliana da Silva Soares 
                                      
                                                                        
                                              RIO DE JANEIRO - RJ
                                                         2012
                                          
                                            
                                        

                                        DEDICATÓRIA




Dedico esta Monografia  à minha esposa Alda  Marizeth  (Dinha), que apesar de todos os altos e baixos tem me aturado e procurado compreender durante todos estes anos. É um dos bens mais preciosos que Adonai tem colocado em minha vida.
Filha,  completamos mais uma etapa!







                                        AGRADECIMENTOS


         
Agradeço, em primeiro lugar, a Cristo Jesus, meu Senhor e Dono, por ter me concedido Vida; à minha esposa Alda que muito tem me ajudado e incentivado com sua presença constante, preciosa e com suas críticas construtivas; aos meus filhos Jefferson, Jeane, Jackson, Jaciane, Jessica e Josiel, que são motivos de alegria em minha vida, por serem filhos maravilhosos e estarem me dando netos (os cinco primeiros possuem filhos).         
 Sucesso a todos vocês.


                                                      
                                                                 




                                                              RESUMO

 Este trabalho de pesquisa  tem por objetivos verificar, analisar, discutir e determinar algumas conclusões sobre o que vem ocorrendo com os alunos da Educação Básica.
            Nota-se um desinteresse, quase que geral, do alunado  pelo ensino  formal.
            Analisando a Educação Brasileira, a começar pelos seus  primórdios , observa-se que em um pais onde o povo primitivo possuía sua própria  educação, chegaram os europeus e começaram a impor educação deles, sem respeitar a que estava constituída. No Panorama Histórico começa-se a ver a diferença entre as educações indígena e a européia.
            Nesta pesquisa vê-se a importância que tem a família na educação do aluno. Ve-se então a necessidade conhecer a formação e as influencias da família brasileira. Parentes  tem grande  reflexo na vida escolar do componente da família. Exemplos foram feitos para serem seguidos.
            A família brasileira tem necessidade de uma assistência efetiva da sociedade e do governo. Nada de paternalismos, Junto ao peixe dado tem de haver o anzol, o curso de pesca e a cobrança no sentido de que mais tarde deve haver devolução do peixe doado inicialmente, para servir a outro necessitado.
            A importância da escola, as mudanças necessárias. A visão de que a escola precisa mudar para fazer a inclusão escolar e como consequência, a inclusão social daqueles que estão à margem da educação.
            As comunidades, a sociedade, os conflitos religiosos, a tecnologia, o conjunto docente, é neste contexto que o aluno está inserido.
            Religião é importante na vida do ser humano. Quando alguém diz que não tem religião, subtende-se que conhece pelo menos uma.
            Neste trabalho procura-se os porquês, as causas desses alunos  e os professores  estarem fracassando no sentido  de desenvolver uma aprendizagem abrangente e  profícua, onde o discente possa aprender conhecer, fazer, conviver e ser. 
            Palavras chaves: Educação, desinteresse, ensino formal, alunos, escola,  e sociedade.
                                              
 IPC: PARA UMA VISUALIZAÇÃO E LEITURA MAIS APURADA E PROFUNDA DESTE TRABALHO ACESSE:  http://t.co/klUDdswb06 via @webartigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário