FGF - POSEAD
FACULDADE GRANDE FORTALEZA – POSEAD
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA
DE ENSINO DA MATEMÁTICA
Alguns
fatores que dificultam a aprendizagem na Educação Básica:
O
desinteresse dos alunos pelo ensino formal e sua correlação com as
mudanças na família e sociedade brasileira e o
comportamento docente.
Por
Lazaro
Florentino Moreira dos Santos
RIO DE JANEIRO - RJ
2012
LAZARO FLORENTINO MOREIRA DOS SANTOS
Alguns fatores que dificultam a aprendizagem
na Educação Básica:
O desinteresse dos alunos pelo ensino formal
e sua correlação com as
mudanças na família e sociedade brasileira e
o comportamento docente.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
á
Faculdade Grande Fortaleza – Posead como
exigência parcial à
obtenção do título
de
Especialista em Metodologia de Ensino da
Matemática
Orientadora: Professora Eliana da Silva
Soares
RIO DE
JANEIRO - RJ
2012
DEDICATÓRIA
Dedico
esta Monografia à minha esposa Alda Marizeth
(Dinha), que apesar de todos os altos e baixos tem me aturado e
procurado compreender durante todos estes anos. É um dos bens mais preciosos
que Adonai tem colocado em minha vida.
Filha,
completamos mais uma etapa!
AGRADECIMENTOS
Agradeço, em primeiro lugar, a Cristo Jesus,
meu Senhor e Dono, por ter me concedido Vida; à minha esposa Alda que muito tem
me ajudado e incentivado com sua presença constante, preciosa e com suas
críticas construtivas; aos meus filhos Jefferson, Jeane, Jackson, Jaciane,
Jessica e Josiel, que são motivos de alegria em minha vida, por serem filhos
maravilhosos e estarem me dando netos (os cinco primeiros possuem filhos).
Sucesso
a todos vocês.
RESUMO
Este trabalho de pesquisa tem por objetivos verificar, analisar,
discutir e determinar algumas conclusões sobre o que vem ocorrendo com os
alunos da Educação Básica.
Nota-se
um desinteresse, quase que geral, do alunado
pelo ensino formal.
Analisando
a Educação Brasileira, a começar pelos seus
primórdios , observa-se que em um pais onde o povo primitivo possuía sua
própria educação, chegaram os europeus e
começaram a impor educação deles, sem respeitar a que estava constituída. No
Panorama Histórico começa-se a ver a diferença entre as educações indígena e a
européia.
Nesta
pesquisa vê-se a importância que tem a família na educação do aluno. Ve-se
então a necessidade conhecer a formação e as influencias da família brasileira.
Parentes tem grande reflexo na vida escolar do componente da
família. Exemplos foram feitos para serem seguidos.
A
família brasileira tem necessidade de uma assistência efetiva da sociedade e do
governo. Nada de paternalismos, Junto ao peixe dado tem de haver o anzol, o
curso de pesca e a cobrança no sentido de que mais tarde deve haver devolução
do peixe doado inicialmente, para servir a outro necessitado.
A
importância da escola, as mudanças necessárias. A visão de que a escola precisa
mudar para fazer a inclusão escolar e como consequência, a inclusão social
daqueles que estão à margem da educação.
As
comunidades, a sociedade, os conflitos religiosos, a tecnologia, o conjunto
docente, é neste contexto que o aluno está inserido.
Religião
é importante na vida do ser humano. Quando alguém diz que não tem religião,
subtende-se que conhece pelo menos uma.
Neste
trabalho procura-se os porquês, as causas desses alunos e os professores estarem fracassando no sentido de desenvolver uma aprendizagem abrangente
e profícua, onde o discente possa
aprender conhecer, fazer, conviver e ser.
Palavras
chaves: Educação, desinteresse, ensino formal, alunos, escola, e sociedade.
IPC: PARA UMA VISUALIZAÇÃO E LEITURA MAIS APURADA E PROFUNDA DESTE TRABALHO ACESSE: http://t.co/klUDdswb06 via @webartigos
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